Como o atendimento ao paciente influencia no processo de fidelização?

Médicos que optam por empreender, iniciando seus próprios consultórios, precisam conhecer e aplicar alguns conhecimentos de marketing. A ideia num primeiro momento parece estranha, mas faz sentido: os pacientes também são “clientes” recebendo um serviço e espera-se que voltem futuramente, se precisarem do mesmo tipo de atendimento.

Por isso hoje vamos mostrar de que forma o atendimento influencia na fidelização de pacientes, para que você possa aprimorar essa área em seu consultório.

Pontualidade

Pode-se dizer que o desejo universal dos pacientes é serem atendidos pontualmente no horário marcado. Afinal, essa é uma forma de demonstrar que o médico respeita e valoriza o tempo dele. Em alguns momentos realmente os atrasos são inevitáveis e fazem parte do dia a dia de qualquer profissional que tenha uma rotina tumultuada.

No entanto, vale a pena investir em medidas que minimizem o máximo possível esse problema. Uma das possibilidades é adotar um sistema que ofereça o agendamento eletrônico integrado. Com ele, a sua secretária consegue visualizar todos os seus compromissos em uma única tela (como cirurgias ou atendimentos em outros locais) e gerir melhor a marcação de consultas. Além disso, também evita o agendamento de dois pacientes no mesmo horário ou em horários muito próximos.

Sala de espera

O momento em que o paciente está na sala de espera, para ele, também conta como parte do atendimento, pois constitui a sua experiência naquele consultório. Por isso, a dica é: elabore uma sala bem organizada, com cadeiras suficientes e confortáveis e com algumas distrações como revistas, TV, uma mesa com café e alguns petiscos. Pense em como você gostaria de se sentir se precisasse esperar algum tempo ser atendido.

Se o seu perfil de pacientes costuma ir ao consultório com crianças, também é preciso pensar em um espaço para elas, evitando que fiquem entediadas e consequentemente irritadas, aborrecendo os adultos.

Durante a consulta

Quando o paciente chega dentro do seu consultório e começa o contato direto com ele, alguns cuidados são necessários. Comece recebendo bem aquela pessoa: um aperto de mão que transmita confiança e um largo sorriso que faça a faça se sentir tranquila. Muita gente se sente ansiosa e nervosa durante uma consulta médica.

Se aquele paciente já tiver estado em seu consultório, é interessante ter em mãos o histórico dele (nisso o prontuário eletrônico ajuda muito) para que não precise repetir aquilo que falou antes. Além de otimizar a consulta, essa medida também faz com que o paciente se sinta importante e valorizado, um passo essencial para a fidelização.

Evite atender com pressa: é preciso mostrar real interesse em ajudar o paciente, pois se trata da saúde dele que está sendo colocada em suas mãos. Faça com que ele se sinta à vontade para tirar todas as dúvidas e lembre-se de tentar fazê-lo se sentir tranquilo sempre que possível.

Contar com um sistema de gestão especialmente construído para consultório de médicos ajuda a colocar em prática boa parte dessas orientações, para garantir a satisfação dos pacientes. Envie para nós um formulário de contato para saber mais sobre como o nosso software funciona e o que ele pode fazer pelo seu consultório.