Sistema de Prontuário eletrônico: Quais as vantagens e desvantagens?

O prontuário eletrônico é uma ferramenta tecnológica que tem sido bastante utilizada em diversas clínicas e consultórios médicos. Por meio desse sistema, é possível deixar o papel de lado, agilizar o atendimento aos pacientes e também melhorar os processos organizacionais como um todo.

Entretanto, a implantação do sistema gera dúvidas em muitos profissionais da área médica que lidam diariamente com essa rotina, seja em relação aos recursos necessários ou ao planejamento – dois pontos essenciais a esse tipo de mudança tecnológica.

Por esse motivo, você vai acompanhar a seguir as principais vantagens e desvantagens de adotar o prontuário eletrônico na sua clínica ou consultório médico. Confira!

Quais as vantagens do sistema de prontuário eletrônico?

Vamos começar falando sobre algumas vantagens que a implantação do prontuário eletrônico pode proporcionar à rotina do seu consultório médico. Como são inúmeros os benefícios desse sistema, separamos três deles para você:

Organização e otimização das atividades da clínica

Adotar um prontuário eletrônico é uma ótima maneira de garantir a organização da sua clínica. Em uma única plataforma, é possível cadastrar dados dos pacientes, utilizar a agenda, fazer prescrições de medicamentos e até mesmo controlar financeiramente cada consulta.

O sistema também torna mais prática a busca por informações e promove a otimização das atividades, especialmente o preenchimento de formulários.

Segurança dos dados dos pacientes

Outra grande vantagem do sistema eletrônico é que você garante a segurança dos dados do paciente. Todas as informações ficam salvas e disponíveis em servidores virtuais, o que impede que elas se percam.

Mais do que isso, a ferramenta assegura que o acesso seja feito apenas por pessoas autorizadas, garantindo o sigilo obrigatório que requer esse tipo de material.

Integração de informações

O prontuário eletrônico é uma ferramenta tão versátil que uma de suas principais vantagens é a capacidade de integrar as informações clínicas e administrativas do consultório. É possível compartilhar arquivos com outros hospitais e laboratórios, e os profissionais da clínica autorizados podem acessá-lo ao mesmo tempo, o que contribui para um diagnóstico mais rápido e preciso.

Além disso, o sistema permite que outros documentos sejam anexados à ficha dos pacientes, como exames, anotações e outras informações importantes, sem o risco de que o material se perca.

E as desvantagens?

Assim como em toda mudança tecnológica, a contratação de um sistema eletrônico para a sua clínica possui algumas desvantagens. Embora não cheguem a superar as vantagens citadas acima, conhecê-las pode influenciar na eficácia do planejamento.

Investimento

Como qualquer melhoria, a adoção de um prontuário eletrônico requer certo investimento. Embora não seja necessariamente uma desvantagem, é um dos motivos que levam muitos profissionais a não considerar essa opção para suas clínicas.

Em todo caso, é importante ponderar a real necessidade do consultório e a disponibilidade financeira para tal investimento, e procurar por um software 100% seguro e confiável.

Obstáculos e resistência à tecnologia

Outro fator que pode ser considerado uma desvantagem é que muitos profissionais da área da saúde, principalmente os mais antigos, tendem a apresentar certa resistência à implantação de uma inovação tecnológica. Outros obstáculos, como treinamento de funcionários e mudanças na rotina da clínica, podem surgir nesse momento, o que torna a adoção do prontuário eletrônico mais difícil.

Ficou com alguma dúvida? Preencha o formulário de contato e saiba mais sobre as nossas soluções em nuvem para clínicas e consultórios médicos!