Armazenamento em nuvem: Razões para investir em um sistema médico em nuvem

Já faz algum tempo que o armazenamento em nuvem se tornou uma realidade. A tendência é que o estoque de informações seja cada vez mais direcionado a dispositivos virtuais. No entanto, muitos gestores de clínicas e hospitais ainda possuem incertezas quanto à troca do modelo físico pela nuvem.

A seguir, conheça 3 razões para investir na nuvem e entenda por que essa solução otimiza a utilização dos dados armazenados!

1. Armazenamento seguro

Certamente, a maior fonte de dúvidas paira sobre a questão da segurança. Na verdade, o armazenamento em nuvem é extremamente seguro. Para demonstrar isso, basta compará-lo ao método de estocagem tradicional: os CPDs (datas centers)— são aqueles servidores físicos destinados a receber os dados em questão.

Devido às constantes vulnerabilidades exibidas por sistemas virtuais, há a crença de que um conjunto de hardware seria mais seguro. No entanto, somente os servidores em nuvem oferecem benefícios de segurança atualizados constantemente, como:

  • criptografia de ponta a ponta;
  • monitoramento em tempo real;
  • autenticação.

Essas soluções de segurança recebem uma aplicação de aprimoramento incomparável àquelas adotadas nos CPDs. Some-se a isso o fato de que, na nuvem, as informações ficam alocadas em mais de um servidor. Isso aumenta o grau de proteção contra invasões e furto de informações. Além disso, as possíveis falhas são identificadas e retificadas de um modo instantâneo e eficaz.

2. Acesso remoto e prático às informações

Uma vez que os dados estejam guardados na nuvem, eles podem ser acessados por qualquer outro dispositivo. Evidentemente, o usuário precisa de autorização e de um aparelho conectado à internet.

As informações podem ser compartilhadas de acordo com cada equipe médica e a qualquer momento. Dessa forma, os médicos e demais colaboradores podem obter uma informação necessária e urgente rapidamente, sem a necessidade de deslocamentos.

3. Economia de espaço e de gastos

Por fim, há um ganho econômico que merece destaque. Os gastos relacionados à instalação de data centers são bem elevados, assim como a manutenção. Ao se encaminhar as informações para a nuvem a responsabilidade associada à manutenção recai sobre a empresa administradora daqueles servidores. Além da economia financeira, os gestores ganham tempo para se dedicarem às atividades que geram lucro para a clínica.

Outro fator importante vinculado à economia de gastos se refere à cobrança sob demanda. Afinal, os valores são proporcionais e compatíveis com a realidade de cada negócio. Isso significa que o gasto com esse serviço de armazenamento varia conforme o espaço solicitado e o número de servidores usados. Se necessário, é possível aumentar a margem oferecida para o armazenamento.

Para quem lida diariamente com um amplo volume de dados médicos, a segurança ligada ao local de armazenamento é fundamental. Além de mais seguro do que um sistema convencional, o armazenamento em nuvem proporciona economia de tempo e dinheiro. Como você pode perceber, esse tipo de serviço apresenta vantagens bem atrativas. Ao adotá-lo na sua clínica ou consultório, você só tem a ganhar!

Então, que tal experimentar um serviço em nuvem grátis por 15 dias? Acesse o nosso site e preencha o formulário de contato agora mesmo!