A importância de otimizar o prontuário médico

O prontuário é um documento de suma importância para pacientes e profissionais da saúde. É através dele que os médicos terão acesso ao passado e condições clínicas do paciente.
Todas estas informações podem interferir diretamente na maneira como o tratamento médico será aplicado, entre outras características que tornam o prontuário um documento que exige cuidado, excelência e precisão.
Neste texto, falaremos sobre a importância de se otimizar o prontuário. Confira!

Passado clínico do paciente

Medicamentos utilizados, procedimentos já realizados e suas diferentes reações, características biológicas e aspectos clínicos. Estas e outras informações estão presentes em um prontuário médico. Este documento conta, basicamente, a história do paciente pelo ponto de vista de seus atendimentos.

Através dele, médicos podem tomar conhecimento de alergias, resistências e outras informações que interferirão na forma como aquela pessoa é tratada. Informações interpretadas erroneamente, ausentes ou insuficientes podem incorrer em erros médicos com graves consequências.

É por isso que as clínicas e hospitais já não podem mais confiar em papel ou sistemas de baixa qualidade para realizar a anotação do prontuário do paciente. Embora seja apenas um documento, o prontuário pode ser o responsável por um tratamento bem-sucedido, ou até mesmo por uma morte evitável.

Hoje as clínicas podem contar com um prontuário eletrônico de alta qualidade, praticidade no uso, precisão na anotação dos dados, segurança no armazenamento, design agradável e usabilidade aprimorada para que as alterações ou leituras do prontuário possam ser feitas com agilidade e exatidão.

Aspectos logísticos, legais outros desafios

Além disso, o prontuário precisa ser otimizado porque ele faz parte do dia a dia e dos processos de um estabelecimento de saúde. Por lei, um documento de prontuário de papel precisa ser guardado por no mínimo 20 anos pela clínica ou hospital. Imagine a quantidade de pessoas que passam por estes consultórios durante duas décadas. Agora calcule a estrutura necessária para armazenar todos estes dados de forma física. São desafios históricos que os profissionais de saúde têm enfrentado.

Para evitar o extravio ou o dano de prontuários, bem como evitar que eles ocupem um grande espaço físico da clínica, o prontuário eletrônico surge como uma opção que agiliza o manejo dos documentos e não usa espaço da clínica, oferecendo backups de segurança.

Segurança é regra quando o assunto é tecnologia em saúde. Por isso, todo prontuário eletrônico é assinado digitalmente pelo médico responsável através da certificação digital e-CRM. Essa assinatura digital confere validade legal ao documento do prontuário eletrônico, assegurando garantias legais para médicos, clínicas e pacientes.

Ainda no quesito segurança, os prontuários eletrônicos otimizados para a sua clínica não ficarão guardados nos HDs dos seus computadores, e sim na nuvem. Com isso, eles estão protegidos dos danos físicos que seus equipamentos podem sofrer, ficando 100% acessíveis por tempo indeterminado através de qualquer dispositivo. Basta ter acesso à internet. É mais praticidade para todos os profissionais envolvidos na saúde.

Envie um formulário de contato e solicite a sua demonstração grátis de 15 dias do Xapp MD!

Acesse http://www.xapp.med.br e saiba mais!