Prontuário Eletrônico: Como escolher o melhor?

A informatização dos serviços de gestão médica é um fenômeno que se iniciou no final da década de 80. Ao longo do tempo ele vem proporcionando crescente otimização de atividades importantes para o cotidiano dos profissionais de saúde. Recursos como o prontuário eletrônico colaboram para melhorar a qualidade do tratamento e diminuir os custos relativos à atividade médica.

Entre os maiores benefícios agregados a esta tecnologia está a redução do tempo de consulta. Um dos itens que mais origina queixas por parte dos pacientes. O mercado apresenta, contudo, muitas opções de sistema que podem ser escolhidas. A variedade pode levantar dúvidas sobre a melhor forma de determinar a qualidade das soluções disponíveis.

Para escolher o melhor prontuário eletrônico para hospitais, clínicas e laboratórios, há alguns detalhes que devem ser observados. Reunimos a seguir os principais fatores para se levar em conta na hora de escolher um sistema de prontuário digital. Confira as dicas para poder optar com segurança pelo melhor software para as necessidades do seu serviço de saúde.

Analise a equação funcionalidades x necessidades

Ao procurar pelas alternativas oferecidas de prontuário eletrônico, você vai descobrir que cada sistema tem um grupo de funcionalidades próprias. Alguns recursos não previstos podem ser bastante benéficos para o dia-a-dia do consultório. Neste caso quanto mais completo for o software, melhor. No entanto, ainda mais importante do que isso é confirmar se o programa apresenta ferramentas que atendem ao seu contexto particular.

Fique atento às funcionalidades básicas para garantir que o seu registro e gestão de informações atenda às expectativas. Um teste do sistema antes de fechar a compra é uma boa forma de descobrir a respeito. Nesse período será possível averiguar se os recursos de que você mais precisa realmente funcionam bem. Em alguns dias de experimentação já é possível fazer esta avaliação.

De forma geral é recomendável, por exemplo, que você possa anexar documentos aos seus prontuários digitais. Isso permite oferecer informações completas para os pacientes. Diagnósticos por imagem podem facilmente ser incorporados deste modo. Sistemas mais atuais permitem até mesmo que esse trabalho aconteça com integração de dispositivos móveis.

Procure por um prontuário eletrônico que ofereça segurança

Como vimos as funcionalidades têm muito a acrescentar para a gestão de saúde. Acontece que de nada adianta se o sistema em questão não for seguro também. Essa característica é prioritária para definir a qualidade de um prontuário eletrônico. E como se pode medir esse aspecto? Há duas formas pela qual a segurança de um sistema pode ser diagnosticada.

• Estabilidade – Os programas conseguem manter a sua eficiência? Diante de qualquer problema têm rápida recuperação? Sistemas que travem, ou fiquem fora do ar por muito tempo, prejudicam a eficiência esperada das ferramentas digitais. Mesmo porque é em busca deste benefício que clínicas, laboratórios e hospitais decidem investir pesado nos softwares de gestão médica.

• Capacidade de proteção de dados dos pacientes – São informações sigilosas e que sob hipótese nenhuma podem sofrer perda ou vazamento. Além da criptografia avançada de dados, os backups em nuvem fazem toda a diferença. Assim em qualquer eventualidade haverá uma cópia das informações para acesso remoto e recuperação.

Facilidade de utilização

Se o software da sua preferência atendeu todas as exigências descritas anteriormente ele está a um passo da aprovação. Porém, devemos ter atenção a um último detalhe: a facilidade de se utilizar o sistema. Um programa com potencial pode jogar todos os seus benefícios por terra se for difícil de manejar. Quanto mais simples, organizado e intuitivo, melhor.

Ao conferir as dicas deste artigo no momento de escolher o prontuário eletrônico, seguramente você estará optando pelo melhor. Pois encontrará as funcionalidades mais adequadas, a segurança indispensável à operação e também a facilidade de uso para evitar processos demorados. Se você está atrás de uma solução informatizada para clínicas e consultórios médicos, entre em contato.
Preencha o formulário em nosso site para mais informações.