Dicas para montar um consultório de sucesso

Com o diploma e CRM em mãos, o profissional em medicina precisa decidir o seu caminho dentro da carreira. Para muitos o sonho está em montar e abrir um consultório, em que se é possível clinicar em sua especialidade. Sem dúvidas é uma ótima oportunidade profissional, pois dados recentes do Censo de Demografia Médica de 2018, divulgado pelo Conselho Federal de Medicina, apontam que médicos que atuam em clínicas privadas costumam alcançar melhor remuneração. Contudo, não significa que ele não terá muitos desafios para enfrentar; portanto, acompanhe algumas dicas:

Defina o público-alvo

Segundo a sua especialidade, o médico precisa definir que público ele idealiza receber. Disso depende o sucesso de seu consultório, pois seus futuros pacientes irão variar quanto à forma de atendimento que será dispensado a eles, principalmente seguindo três caminhos: atender somente pacientes particulares, reunindo geralmente um público com maior poder aquisitivo; a grande maioria dos consultórios busca atendimento por meio de convênios, realizando atendimento em quantidade; e a mais recente aposta está sendo em clínicas populares, oferecendo consultas particulares, porém a preços populares.

Procure o melhor ponto

Nem sempre um profissional consegue encontrar o imóvel certo para a implementação de um consultório a começar pela sua estrutura: ao menos que ele já seja destinado a este fim desde o projeto e construção, adaptar um local pode requerer um investimento mais substância, além de atenção às leis e as normas.

Talvez não seja interessante ao início comprar um local, sendo mais eficiente alugar. Isso porque é preciso conhecer aquele ponto primeiro, a região, seja em aspectos mercadológicos ou mesmo se a clientela retornará em lucro para você. Portanto, pode ser bastante arriscado se fixar e gastar muito ainda no início da carreira ou mesmo se você não tiver experiência na área de clínica.

Atentem-se as normas da RDC-50

A avaliação da Anvisa é fundamental para que seu consultório seja regulamentado pela Vigilância Sanitária e que tenha a autorização para funcionamento. Ela irá reger todas as especificações relacionadas a infraestrutura, desde rodapés ao tipo de iluminação, um manual completo que deve ser seguido a risca. Cada área de atuação tem exigências de estrutura e documentais diferentes, logo é preciso estar atento. Mesmo que muitos prédios possuam a infraestrutura correta para receber consultórios e clínicas, é necessário estar atento.

Procure profissionais parceiros qualificados

Para começar e manter um consultório será preciso que você desenvolva parcerias e que contrate profissionais complementares, tanto em atendimento direto no caso de recepcionistas, como enfermeiros e auxiliares. Em caso de parcerias com outros médicos, é uma oportunidade de dividir os gastos e as questões administrativas que surgirão, mas é algo que precisa ser bem pensado porque também gera perda de autonomia.

Desta forma, o médico precisa ter conhecimento em tudo o que diz respeito administrativo e de gestão, desde a contratação de fornecedores à manutenção do espaço. Contudo, para que ele se dedique somente ao exercício de sua profissão, aconselha-se que contrate empresas terceirizadas para as atividades de rotina, bem como uma consultoria para que auxilie no gerenciamento. Um consultório também é um negócio e ser atendo a estes aspectos colaboram bastante para fidelização do paciente e para o sucesso.

Conte com o serviço da XAPP Sistemas em suas clínicas e consultórios. Através de nosso software de gestão para clínicas e consultórios médicos, você terá um negócio saudável e lucrativo. Preencha o nosso formulário e aproveite 15 dias grátis.