Sistema em nuvem para clínicas médicas: Por que é a melhor opção?

 

Em pouco tempo, a computação em nuvem partiu de tendência para uma realidade consolidada no mercado. Do Internet Banking ao armazenamento de arquivos, a sua utilização permeia o nosso dia-a-dia auxiliando diversos setores da economia. Facilidade de acesso à internet e maior velocidade de conexão estão entre os fatores que ajudaram a popularizar o recurso. Essa é uma transformação que também chegou aos softwares elaborados para a área da saúde. Consequentemente, o sistema em nuvem para clínicas médicas vem se tornado uma opção comum para o segmento.

Com isso, toda a infraestrutura de TI que seria mantida nas soluções locais pode ser dispensada. Basta manter alguns computadores e uma boa conexão com a internet no seu estabelecimento para usufruir dos sistemas em nuvem. Além de permitir o acesso através das máquinas locais, é possível conectar-se a esta ferramenta com dispositivos móveis. Por não estar atrelado a uma estrutura física, até mesmo no computador pessoal do médico o sistema poderá ser acessado. Entenda a seguir por que esta é a melhor opção para clínicas médicas.

Por que o sistema em nuvem é a melhor opção para clínicas médicas?

• É mais veloz

Exigir que os computadores da sua clínica processem atividades corriqueiras ao mesmo tempo em que o sistema médico pode resultar em lentidão. Quanto mais antigas forem as máquinas e menos potentes as configurações, maiores serão os problemas. Poucos equipamentos poderiam lidar com uma grande quantidade de processos simultâneos e todos seriam alternativas desnecessariamente custosas para uma clínica.

Por outro lado, o sistema em nuvem para clínicas médicas possui uma capacidade de processamento muito superior. Fato que na prática se converte em maior velocidade para as suas operações. A tarefa mais árdua vai acontecer em um Data Center, com equipamento adequado e inteiramente voltado para este serviço. Com isso, os seus computadores não correm o risco de ficarem lentos, pois não haverá grandes exigências de processamento.

• Os custos são menores

Quem opta pelos sistemas offline, invariavelmente tem de gastar mais. Afinal, é preciso investir em uma infraestrutura adequada de TI para começar. O que inclui a compra de um servidor, equipamento muito mais caro do que os computadores normais. Deve-se levar em conta ainda os custos relativos à manutenção deste sistema.

Já uma solução em nuvem dispensa a necessidade de um servidor na sua clínica. Os seus dados estarão armazenados virtualmente, podendo ser acessados de qualquer lugar através da internet. Ainda é possível contar com um suporte online. Fato que exclui a necessidade de se esperar por um técnico quando houver um problema.

• Segurança e facilidade de acesso

Os sistemas offline estão sujeitos à perda de arquivos por falha nos equipamentos. Outro infortúnio que se pode imaginar é uma situação onde haja o roubo dos seus computadores. O risco de se perder dados de grande importância é considerável nestes casos citados. No entanto, não são apenas as ameaças físicas que podem causar problemas.

O ataque de hackers e vírus também pode ser uma realidade fatal para qualquer serviço que lide com cadastros. Em contrapartida os dados na nuvem dificilmente serão perdidos. Além disso, estes sistemas possuem mecanismos de defesa contra ameaças muito mais robustas do que o seu antivírus.

Entre em contato

Se você considera investir em um sistema em nuvem para clinicas médicas e consultórios, entre em contato. Preencha o nosso formulário para saber mais detalhes sobre as soluções oferecidas pelo XAPP MD. Os preços são acessíveis e os benefícios diversificados. Aproveite esta oportunidade para solicitar um teste grátis de 15 dias com o nosso sistema! Venha conhecer na prática as vantagens de um sistema em nuvem. Acesse!