Como um software médico pode reduzir os custos do seu consultório?

Clínicas e consultórios médicos levam saúde e qualidade de vida para as pessoas, mas, para, além disso, elas também são empresas, negócios que geram renda. Dessa forma, todo estabelecimento de saúde tem custos operacionais e outras despesas que precisam ser bem geridas a fim de se garantir um bom faturamento. Um software médico é uma eficiente solução para se reduzir custos de uma clínica e o impacto que sua implantação traz é claríssimo.

Neste texto, falaremos sobre como um software médico diminui os custos de sua clínica. Confira!

Chega de papel

Uma das principais vantagens do software médico é diminuir majoritariamente a quantidade de papel usada pela clínica médica. Afinal, prontuários, agendamentos, guias de procedimentos e outros documentos podem ser substituídos completamente por dados eletrônicos.

O primeiro impacto disso é, de fato, não usar papel – um insumo que é caro, delicado e pouco durável. Clínicas que ainda realizam controle com à base de papelada tem problemas com armazenamento (alguns dos documentos precisam ficar armazenados por vários anos), organização (extravio de prontuários, receitas e guias é comum) e espaço físico (todas as informações ficam armazenadas na nuvem, por isso, grandes arquivos físicos já não são mais necessários.

No fim das contas, custa muito mais barato manter um software médico do que quilos e quilos de papel em pastas e arquivos mortos.

Controle financeiro

A clínica é um negócio como qualquer outro. Por isso, para além do atendimento médico, a gestão financeira da empresa é fundamental. Um software médico projetado especialmente para operar em clínicas e consultórios médicos possui todas as características necessárias ao bom gerenciamento financeiro do estabelecimento.

Graças a isso, é possível analisar de forma simples e organizada as entradas e saídas do caixa da clínica. Isso amplia o faturamento dos profissionais, facilita o pagamento de contas e controla o recebimento de pacientes.

Menos ausências, mais atendimento

Quando mal organizado, o agendamento de consultas e procedimentos pode ser um verdadeiro obstáculo para a clínica. Por isso, um software médico consegue disponibilizar um agendamento otimizado tanto para secretárias, profissionais de saúde e pacientes, diminuindo a ausência dos clientes e garantindo que as consultas poderão ser realizadas de forma adequada.

Além disso, se o agendamento é otimizado, cada médico consegue realizar mais consultas por dia, ampliando o faturamento. Estatísticas mostram que, com um software médico, as clínicas diminuem consideravelmente os atrasos de pacientes e o absenteísmo.

Aliás, a solução Xapp MD tem como um de seus diferenciais a implantação/migração gratuita. Se você vem do papel ou de outro software médico, transferir seus dados e treinar os profissionais para operar o aplicativo não terá custo algum.

Robustez e segurança

A perda de documentos ou a falta de organização na gestão da clínica pode ser um fator que aumenta custos e gera prejuízos. O programa de gestão médica conta com segurança, robustez, oferece a possibilidade de auditorias constantes e certificados digitais. A assinatura digital dos prontuários garante validade aos documentos e o backup diário assegura que nenhuma informação será perdida.

Preencha seus dados e entre em contato para experimentar o XAPP MD!