Como um sistema pode otimizar a gestão financeira do consultório médico?

O gerenciamento de um consultório médico nem sempre é uma tarefa fácil, pois, em muitos casos, a demanda de tempo das atividades clínicas se choca com a grande demanda de tempo exigida pelas atividades burocráticas e legais de uma empresa.

Nesse contexto, automatizar tarefas e ter um bom sistema de gestão é fundamental para que os médicos possam realmente ter tempo e foco no que é importante — os pacientes.

Somente com uma boa gestão financeira será possível realizar atendimentos cada vez melhores e proporcionar ao seu público uma infraestrutura completa. Ao perceber essa necessidade, desenvolvemos o XAPP MD e temos ajudado muitas clínicas e consultórios médicos a terem uma gestão com base na tecnologia e informação.

Confira neste post a grande importância de um software de gerenciamento para consultórios médicos e como esse pode ajudar na sua gestão financeira.

Controle dos recebíveis e prazo médio de recebimento

Um bom sistema de gerenciamento permite ao seu consultório médico ter o controle dos recebíveis, e desse modo, ter informações que permitam o planejamento dos gastos com base nas receitas. Além disso, esse sistema permitirá visualizar os pagamentos que estão em atraso e o prazo médio de recebimento.

Não há como ter planejamento financeiro se não existirem informações que permitam a análise e a execução da gestão.

Controle do Contas a pagar e prazo médio de pagamento

Assim como os recebimentos, ter o controle acurado a respeito dos pagamentos é muito importante, dado que, isso evitará o pagamento desnecessário de juros por pagamentos em atraso.

A análise do prazo médio de pagamento é outro fator muito importante e deve ser realizada em conjunto com o prazo médio de recebimento. Essa análise permitirá que você verifique se o prazo de pagamento é superior ao prazo dos recebimentos, sendo assim, o que gera cobertura de recursos para honrar os compromissos financeiros.

Controle do Fluxo de Caixa

Com as informações consolidadas do Contas a pagar e do contas a receber será possível elaborar e analisar o fluxo de caixa, ou seja, suas entradas e saídas de capital financeiro. Nesse contexto, será possível visualizar e se anteceder à Necessidade de Capital de Giro — NCG.

Pesquisa de mercado e controle do fornecimento

Um bom sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos permite melhor controle do fornecimento de insumos bem como registrar os preços da pesquisa de mercado e os últimos valores praticados no processo de compra dos insumos.

Com base nesses dados, será possível realizar a negociação e escolher o fornecedor que oferece melhores condições de preço e pagamento.

Além disso, ter o controle dos níveis de ressuprimento dos insumos torna a compra mais inteligente, o que evita gastos desnecessários e faz o melhor uso dos recursos financeiros do empreendimento.

Análise de sazonalidade e capacidade ociosa

Com os relatórios de agendamentos e atendimentos realizados será possível traçar uma curva de tendência de previsão de atendimentos futuros e períodos de sazonalidade. Com isso, você poderá se anteceder aos períodos que são caracterizados por menores receitas, e assim, se resguardar em suas finanças.

Vale ressaltar que tais informações permitem também visualizar a capacidade ociosa, ou seja, a capacidade que seu consultório tem de atender mais pessoas, porém, não tem explorado todo o seu potencial. Assim, você poderá elaborar estratégias que tem por objetivo aumentar o número de atendimentos, e consequentemente, aumento das receitas financeiras.

Gerir as finanças de forma eficiente é fundamental para atendimentos cada vez melhores e o crescimento organizacional. No entanto, para que essa efetividade seja notória é preciso um sistema que proporcione informações relevantes e consistentes.

Precisa de um sistema completo em nuvem para o seu consultório? Acesse agora mesmo o nosso site, preencha o formulário e solicite 15 dias de teste totalmente grátis! Não perca mais tempo e conheça o XAPP MD! Acesse: www.xapp.med.br